Profissional de Marketing: 5 coisas que ele pode fazer pela sua empresa

Conheça 5 coisas que um profissional de marketing pode fazer pela sua empresa


Ele nem sempre é valorizado dentro de uma empresa. Colocam-se profissionais formados em outras áreas para atuar neste, que é um assunto de grande importância para os negócios. Em pequenas empresas, especialmente, o setor de Marketing muitas vezes nem existe ou é exercido pelo próprio dono da empresa. De vez em quando, estagiários são contratados para fazer o marketing como se este trabalho fosse o de criar layouts e fazer postagens no Facebook. Mas você sabe o que o profissional de marketing realmente pode fazer pela sua empresa? Listamos 5 coisas pelas quais a pessoa encarregada pode e deve se responsabilizar:


1. Construir o conceito da marca (e mantê-lo)

O conceito da marca é a percepção que os consumidores têm da sua empresa. Se sua empresa quer ser reconhecida como sustentável e amiga do meio-ambiente, por exemplo, o profissional deve estabelecer todos as formas de incluir este conceito dentro e fora da empresa, baseando-se no produto, preço, formas de promoção, locais onde será distribuído o produto ou serviço, pessoas que farão a venda e seus argumentos, entre diversos outros.


2. Criar a identificação da empresa com seus clientes

Isso é muito importante, não apenas pensando na conversão de um cliente, mas no poder que ele tem de recomendar sua empresa a outros potenciais consumidores. É preciso entender quem são as PERSONAS e as BUYERPERSONAS do seu negócio e agir de acordo com essas informações em todos os meios de comunicação da empresa com seu público. Se você tratar seus clientes com seriedade, mesmo vendendo produtos cujo conceito seja diversão, não estará gerando identificação entre a empresa e o público, por exemplo.


3. Diferenciar a empresa no mercado

Um bom conceito, imagem e produto não são o bastante. Se seu produto ou serviço é igual aos outros, o mercado não vai reconhecê-lo como relevante. É preciso ter um diferencial no mercado, tão competitivo. O profissional de marketing atua entendendo seus concorrentes, sua fatia de mercado e buscando o diferencial da sua empresa. Deve entender o público, oferecendo soluções para suas necessidades.


4. Encontrar formas de crescer

Uma empresa estagnada tende a ficar para trás na concorrência. Por isso, é preciso analisar o mercado, os concorrentes e as tendências para buscar oportunidades de crescimento. Um produto que está na moda no verão europeu, pode se transformar em moda no próximo verão brasileiro também, por exemplo.


5. Analisar dados e transformá-los em ações

Planejar e aplicar são ações muito importantes no trabalho de marketing. Porém, a habilidade de analisar os dados de desempenho é essencial para entender para onde a empresa está indo. Com dados em mãos, o profissional poderá utilizá-los para mudar a rota e as estratégias de ação para melhorar custos e desenvolver práticas mais assertivas.

Viu? Ser um profissional de marketing requer muito estudo, foco e antenas ligadas para reconhecer tendências e agir. É este profissional que estimula a união entre os departamentos de uma empresa, mostrando dados e sugerindo ações para que todos trabalhem em conjunto. Também é o elo entre empresa e agência de comunicação.

Um curinga dentro da empresa.

Quer saber mais? Conheça os livros abaixo:


Administração de Marketing – Philip Kotler

A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

A Cauda Longa – Chris Anderson

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desenvolvido por Desiderata - Complexo de Ideias

  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza
  • YouTube
  • Facebook