Como trabalhar com influenciadores digitais

Confira o passo a passo para trabalhar com os profissionais do momento

Não é mais novidade que os influenciadores digitais ganham cada vez mais poder de impacto nas audiências. Ainda assim, muitas empresas têm deixado a oportunidade de fazer marketing de influência de lado, mesmo que esta seja uma maneira de conseguir sua fatia de mercado e até melhor posicionar sua marca!

O primeiro passo para começar a trabalhar com influenciadores digitais é definir seus objetivos. Quais resultados você espera com essa parceria? Sempre bom lembrar que, quanto maior o resultado esperado, maior o investimento! Os objetivos podem ser os mais diversos, como Aumento de Seguidores, Aumento nas Vendas ou Comunicação do Posicionamento da Marca, por exemplo. Geralmente, o objetivo mais buscado é o da Conversão, mas nem sempre é o mais indicado para começar um trabalho com influencers. Se sua marca não tem um bom número de seguidores ou um posicionamento bem definido no mercado, pode ser que a venda não se concretize nem mesmo com influenciadores digitais falando dela e fazendo sua promoção. Por isso, trabalhe sua audiência primeiramente. A procura pelos produtos vai se tornando automática a medida que você for criando conteúdo de qualidade e se aliando a influenciadores que compartilham o mesmo ESTILO da sua empresa.



  • Para aprender a fazer boas parcerias com influenciadores digitais você precisa montar uma lista com os principais nomes do seu segmento. Não importa com o que você trabalha. Com certeza existe alguém na internet falando sobre o assunto. Geralmente, esta pessoa vai ter um blog, Youtube, conta no Instagram ou tudo isso junto! A partir disso, você pode definir se deseja contratar os maiores influenciadores da área ou os menores e LOCAIS.

  • Durante os primeiros contatos, é importante solicitar o mídia kit, que é o material onde o influenciador expõe suas estatísticas e resultados online. Além disso, analise o perfil do influenciador para ter certeza da seriedade do trabalho. O estilo de comunicação também deve ser averiguado! Se uma influenciadora é muito despojada e sua marca é séria, não combina, certo?

  • Por último, negocie o preço. É necessário que este caiba no seu bolso! Alguns influenciadores em início de trabalho aceitam parcerias por permuta para mostrar trabalho e criar confiança nas marcas. Talvez seja uma opção, caso você não tenha verba o suficiente para pagar por um post Publi por um profissional mais consolidado.

Batemos um papo com a Andressa Griffante, criadora do RS Bloggers e ela nos contou como acontece o trabalho de influenciadores digitais no Rio Grande do Sul.


“Desde 2009, quando me formei em jornalismo já era nítida a crescente relevância do digital, mas foi em 2015 que comecei a ter contato mais próximo aos blogueiros, youtubers e outros criadores de conteúdo online do Estado e reconhecer o resultado positivo que sua divulgação refletia para as marcas que sabiam se conectar com estes profissionais. Diversas empresas que eu tinha como clientes na época, exigiam tanta exposição entre os blogs e redes sociais quanto em veículos de imprensa. ”

A jornalista comentou também sobre a importância dos MICROINFLUENCIADORES, defendendo que “uma vez que eles estão voltados a uma região ou nicho específico, conseguem estabelecer um diálogo com sua audiência de uma forma mais aprofundada, se compararmos com macro influenciadores.” Ela explicou que os eles têm um número menos expressivo de seguidores, mas um engajamento muito maior com sua comunidade. Enquanto influenciadores de grande audiência muitas vezes não conseguem dialogar com tantas pessoas, os micro influenciadores conseguem. “O mundo ideal pra uma marca será conciliar uma divulgação com macro e micro influenciadores, buscando grande exposição e ao mesmo tempo grande engajamento. ”

Sobre a aceitação dos gaúchos em relação à opinião dos influenciadores, Andressa comentou que observa os gaúchos mais conservadores e desconfiados, menos suscetíveis a rápidas mudanças, ainda que existam projetos e pessoas muito inovadoras no Sul. Em geral um criador de conteúdo demora mais tempo aqui para se estabelecer como influenciador e ganhar a confiança das marcas, disse.


Pois bem, o marketing de influência é a nova moda no marketing digital e pode mudar a forma com que as pessoas vêm sua marca. Mesmo assim, trabalhar com digital influencers é mais complexo do que apenas enviar produtos e esperar publicações em troca. É criar um relacionamento com pessoas que vão se apaixonar pela sua marca e compartilhá-la com outras por se identificarem com sua proposta.

Invista em uma comunicação completa nas mídias sociais e mostre a essência da sua empresa por meio de todas as ferramentas disponíveis. Com todas as opções caminhando juntas, é certeza de sucesso.

Se você quiser que a sua marca tenha uma comunicação completa nas redes sociais, inclusive com um trabalho de relacionamento e divulgação por meio de influenciadores digitais, a gente pode ajudar! Entre em contato pelo e-mail ola@somosdesiderata.com.br

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo